domingo, 8 de março de 2015

Sistema Toyota

Sistema Toyota de Produção
Modelo AA - Um dos primeiros modelo da marca.

O sistema Toyota de produção originou-se em um período que o Japão estava com a economia devastada pela segunda Guerra Mundial, o país tentava reerguer-se, mas não tinha condições de produção enxuta e conseguiu não só equilibrar a empresa, mas também o país inteiro, e hoje em todo o mundo diversas empresas adotam o Sistema Toyota de Produção.
Este sistema de produção é uma é uma combinação dos princípios e técnicas de qualidade total, da administração científica e das tradições culturais japonesas. A importância que a indústria japonesa tem obtido no mercado mundial está diretamente relacionada com seus princípios de produção, nos quais se busca superestimar ganhos através da total eliminação de perdas.
O sistema Toyota foi criado por membros da família Toyoda. No final do século XIX quando o Japão iniciava um processo de modernização a família Toyoda buscavam maneiras de melhorar o tear manual, e depois e anos e anos tentando desenvolver técnicas que pudesse ajudar no trabalho e sustento de muito na época eles finalmente consegui criar um tear elétrico, que em 1924 foi criado o tear automático, revolucionando a indústria têxtil do país. Os teares Toyoda ganharam mercado por apresentarem preços menores e assim começaram a serem exportados. Com a falência do patriarca da família Toyoda seu Primogênito sofria com a crise que o Japão passava, devido a Segunda Guerra Mundial. Mas o espirito empreendedor e criativo que ele herdará do pai, não permitiu que o sucesso da família para-se. Em uma viajem aos Estados Unidos e à Europa em busca de novidades, pôde conhecer o setor automobilístico, que era bastante novo no mercado, esse setor atraiu o senso inovador de Kiichiro. Foi em 1935, que ele conseguiu produzir seu primeiro protótipo de um caminhão e de um automóvel de passeio, feitos com a renda do tear automático, se tornando assim a primeira montadora japonesa.
A Toyota entrou na indústria automobilística, especializando-se em caminhões para as foças armadas, mas com o firme proposito de entra na produção em larga escala de carros de passeio e caminhões comerciais. Mas só com o final da segunda Guerra Mundial a Toyota retomou os seus planos de se torna uma grande montadora de veículos.
Na década de 50 as indústrias japonesas tinham uma produção muito baixa e uma enorme escassez de recursos. Um dos grandes feitos dos japoneses foi conseguir estabelecer um equilíbrio na economia do país logo após a segunda Guerra Mundial. Pode-se dizer que o sistema Toyota de produção é o detalhamento operacional do modelo japonês, que colocou a Toyota como terceira maior fabricante de carros do mundo.
 O novo senário mundial caracterizado por uma inversão na relação oferta/demanda, ou seja, as capacidades instaladas passaram serem maiores que a demanda, necessitando-se assim de novos princípios de produção.
Mais de 40 anos se passaram desde a primeira crise do petróleo. Isso gerou um grande impacto sobre a capacidade competitiva das empresas, e como consequência houve a necessidade de encontrar diferentes maneiras de prosperar em um ambiente conturbado rodeado de situações desfavoráveis. Neste cenário a Toyota Motor Company destacou-se por apresenta uma boa margem de desempenho diante de tantas dificuldades.
Neste novo contexto, o Sistema Toyota, constituiu-se em um exemplo de grande sucesso na adaptação às novas normas de concorrência inter capitalistas, promovendo ao mesmo tempo uma produção flexível e com baixos custos. Produção flexível consiste em fabricar somente o que era demanda dos clientes, fabricar em pequenos lotes. A produção flexível da Toyota opõe-se a filosofia ocidental de fabricar lotes de grandes quantidades utilizando máquinas dedicadas.
 Maximiano em um dos seus afirma que   Ohno (um dos criadores da Toyota) treinou os operários para que eles próprios fizessem as mudanças, varias vezes ao dia, dos moldes das prensas que fazem a lataria dos veículos. No final da década de 50, a Toyota havia conseguido fazer a mudança dos moldes das prensas em três minutos, ao passo que no resto do mundo o processo tomava um dia inteiro. O Sistema ficou conhecido como produção flexível.
O princípio de eliminação de desperdícios era aplicado à fábrica, constitui a produção enxuta, também conhecida como Lean Production, consiste em fabricar com o máximo de economia de recursos. O princípio da fabricação com qualidade objetiva produzir sem defeitos, que também é uma forma de eliminar desperdícios. 

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